A Arte de Chefiar


0 mercado esta diferente. Até o significado de trabalho mudou no dicionario:
de castígo e sacrificio, virou labor.
A nova onda é trabalhar com prazer
Se voce quer aquela chefia, não seja do tipo carrasco.
Agora vale a famosa frase de Che Guevara:
Hoy que endurecer, pero sin perder /o ternuro jormás!...

Uma nova tendência, baseada no conceito da Inteligência Emocional, está inovando o mercado de trabalho no mundo inteiro, mudando o perfil que um chefe deve ter. As empresas já não estão de olho apenas em capacidade de liderança e resultados obtidos, mas também em como seus funcionários administram seu tempo e que tipo de vida eles têm. A rotina no escritório ou na fábrica deve ser saudável para que o profissional tenha bom rendimento. Por isso, caem mitos como trabalhar até tarde, não tirar férias, trocar o almoço por um lanchinho, não fazer exercícios, não ter tempo para a família Estressado, o rendimento do funcionário cairá e a empresa sairá perdendo.
A consultora Débora Dias Gomes, da Grifo Consultoria, explica que "esta mudança no modelo de administração também derrubou a idéia de que o chefe deve 'governar pelo medo', fazendo valer o ditado 'manda quem pode, obedece quem tem juízo'. Agora, o modelo se baseia no respeito, na liberdade de ação, no incentivo à criatividade e no bom relacionamento entre a chefia e seus subordinados".

Procura-se um lider..
... que administre a equipe como se fosse um professor
... que desenvolva os talentos específicos de cada subordinado
... que saiba delegar funções e cobrar

0 bom chefe
©        Transforma a equipe num time
©        Administra conflitos entre os funcionários:   a palavra de ordem é integrar
©        Transforma o potencial individual em coletivo
©        Não mantém funcionários que prejudiquem o bem-estar da equipe (os competidores compulsivos, os  "descansados",  os fofoqueiros, ou seja, a famosa "maçã podre na caixa")
©        É um educador que transfere seus conhecimentos
©        Cobra com rigor, porém com afétividade
©        Em vez de vigiar os subordinados no dia-a-dia, cobra resultados
©        Transforma problemas em desafios
©        Sabe avaliar desempenhos
©        Negocia prazos, horários, pedidos de férias etc.
0 mau chefe
L  É autoritário
L  Fala das pessoas, e não com elas: manda recados via secretária ou através de bilhetes
L  É centralizador, não delegando responsabilidades
L  Se acha mais competente que os outros
L  Mesmo que não grite, não dá importância ao que os outros dizem
L  Nunca tem tempo para conversar com seus subordinados
Confunde medo com respeito

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